NerveGear: Uma Possível Revolução Virtual?

O que esperar do futuro? o que ainda virá a existir nesse mundo de tecnologias cada vez mais incríveis? Especulações de um projeto que poderia estar sendo desenvolvido a longo prazo, a evolução e ápice da realidade virtual, ultrapassando barreiras físicas e criando literalmente um novo mundo virtual no qual tudo é possível, tirado diretamente do mundo da obra japonesa Sword Art Online (SAO), um NerveGear. Seria possível criar tal coisa?

Capacete NerveGear
Fonte: Google Imagens 
Quando anunciaram os óculos de realidade virtual muitos fãs do mangá se animaram com a possível criação da ferramenta em algum ponto do futuro, já que os óculos em si também eram algo "futurista" e era como se ele fosse um protótipo do NerveGear, na obra foi, talvez fosse assim também na realidade. O NerveGear se resume a uma versão amplificada dos óculos que nós temos hoje em dia, não mais enganando o cérebro com imagens mas prendendo seus estímulos na ferramenta que por sua vez seria programada de forma a criar um mundo onde o jogador pode fazer tudo como na realidade, ver, ouvir, sentir e comer, tendo uma infinidade de opções para o mesmo. Prendendo os estímulos cerebrais para que não chegue aos membros do corpo e criando estímulos que são inseridos no cérebro fazendo tudo literalmente virtual e quebrando barreiras físicas fazendo o usuário se mexer ou comer no mundo virtual mas não no mundo real, deixando o corpo num estado de "coma induzido" enquanto fosse usado, transferindo sua consciência para o mundo virtual e lá seria como o mundo real porém programado para ser como quisessem.

Essa tecnologia traria muitos perigos assim como abordado em sua obra original, podendo matar pessoas facilmente uma vez que estaria interagindo com o órgão mais frágil, o cérebro, e poderia diminuir muito a qualidade de vida de muitas pessoas que poderiam se viciar, uma vez que poderiam fugir da realidade e se refugiar no mundo virtual que desejasse, poderia também diminuir a interação entre as pessoas que hoje já não é tão boa quanto antigamente e também diminuir a taxa de natalidade. Embora haja tantos perigos e desvantagens, há também vantagens como ajudar na medicina, tirando pessoas de um coma, ajudando viciados em drogas, ajudando pessoas com problemas mentais e doenças terminais, além de ser uma forma de entretenimento e uma ótima maneira de assistir e jogar.

Em SAO a tecnologia foi completada em 2025, mas na nossa realidade com tanta complexidade, uma previsão otimista seria para no mínimo 2045 caso seja possível, pois interpretar sinais cerebrais é algo muito difícil e complexo, além de ser muito delicado e perigoso.
Por enquanto podemos apenas sonhar com um dia poder embarcar numa aventura em realidade virtual onde pode fazer tudo como se estivesse vivo mas não correria riscos como se de fato fizesse no mundo real, hoje ficamos apenas com os óculos VR que já é muito bom, mas quem sabe um dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Primeira Tecnologia Usada na Ficção: A Escrita

Vida Longa e Prospera a Star Trek Discovery