O Sentido da Ficção



   Quando o autor cria uma narrativa que ele imagina, que não faz parte do real, que não é um fato histórico ou uma verdade atual, isso é ficção. É como uma simulação ou uma mentira porque não é o que acontece no mundo real, é uma invenção e muitas vezes pode até ser fantasiosa, ”coisa de outro mundo”.

   A ficção, também, geralmente exagera ou minimiza um acontecimento real. Isso também pode ser levado em consideração por não trazer ao público aquilo que realmente aconteceu e a história passa a ser então um reflexo distorcido da realidade.

   Na literatura, a ficção remete ao leitor ideias fascinantes, mostra-lhe um mundo deslumbrante fazendo-o refletir sobre a possibilidade de um dia viver num lugar como aquele, embora ele mesmo saiba que aquilo não é real. Também, no imaginário do autor ele pode criar, fazer suposições, inventar coisas que não existem na realidade. Vamos dizer que seja “brincar” com o texto. E ele pode ainda alterar o que existe no mundo real, criando um conceito avançado daquilo ou daquele mundo, como carros voadores, tele transporte, etc.

   Embora, como citado em diversos livros, no ponto de vista de alguns, a ficção não pode ter um valor que diz respeito a produzir conhecimento, por não ser associada aos campos “objetivos” ou “científicos”. Essa maneira de pensar não deve ser majoritária, já que muitas obras literárias retratam o futuro de uma forma irreal, mas algumas coisas do imaginário, no futuro real, acabam se concretizando com o tempo. Prova disso são os filmes espaciais, como exemplo, aquela arma a lazer e aquele telefone sem fio foram prelúdio do que poderia existir no futuro com o desenvolvimento cientifico e tecnológico.

   A ficção é um tema muito abrangente e interessante também. O fantasioso, por exemplo, torna um assunto espetacular, pois mesmo sabendo que é uma ficção, o leitor se diverte, entra na fantasia e viaja nas ideias apresentadas e além disso, o leva ele também a pensar e levantar questões como: Será que isso poderia acontecer no mundo real?

   A ficção, portanto, faz parte da capacidade humana de sonhar e criar um mundo do jeito que ele gostaria que existisse. Por isso, podemos dizer que há sempre algo bom e útil na ficção literária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NerveGear: Uma Possível Revolução Virtual?

A Primeira Tecnologia Usada na Ficção: A Escrita

Vida Longa e Prospera a Star Trek Discovery