MÚSICA - A ORIGEM
Quando falamos de música o que vêem em nossa mente? Para algumas pessoas e vêem o momento de relaxar, esquecer ou pensar na vida, diversão, amor, choro, um pouco de tudo, a música pode ter vários significados diferentes para as pessoas, mas você já se perguntou como surgiu a música? Como ela se tornou praticamente um pedaço do nosso dia-a-dia? Então vamos lá.
A música (do grego, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Há evidências de que a música e conhecida e praticada desde a pré-história. A criação, a performance e o significado variam de acordo com a cultura e contexto social. Na Grécia, á música era utilizada como forma de adoração ás belezas da natureza, á sua perfeição e forma. Foi na antiguidade clássica que a teoria musical surgiu. A sua representação se dava por quatro sons com as letras do alfabeto (tetracordes), os gregos também uniram a matemática para a criação de períodos e notas musicais. Além disso, os poemas tinham o acompanhamento de instrumentos musicais nacionais (lira e citara).
A música também pode ser definida como uma forma de linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo a alguém. Um dos poucos consensos é que ela consiste em uma combinação de sons e de silêncios, numa sequência simultânea ou em sequências sucessivas e simultâneas que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre). A música pode ser dividida em gêneros e subgêneros dentre esses gêneros podemos citar alguns como a música erudita, música popular, música tradicional, e dentro desses e outros gêneros existem os estilos musicais como o rock, o jazz, o blues entre outros. A música une, diverte acalma, a música tem o poder inigualável dentro da sociedade que não pode ser explicada.
A música é recriada de geração em geração, influencia e é influenciada por diversas sociedades, assim como qualquer outro aspecto do ser humano, é complexa e mutável, evolui diariamente para refletir os anseios do homem e deixar a marca de uma história, de um tempo, de uma vida.
Comentários
Postar um comentário