Motion Capture e CG: Transformando a Ficção em Realidade

Alguma vez você já se perguntou como os filmes e jogos conseguem trazer algo inexistente à vida? como eles fizeram cenas tão boas e realistas?
Pois essa é uma dúvida muito comum, e a resposta é bem simples: Computação Gráfica aliada à motion capture.

Criação de personagem com CG.
Fonte: https://hiperbytes.com.br...grafica/
A tecnologia mudou tudo no meio cinematográfico e nos jogos eletrônicos, melhorando muito a aparência e fluidez das cenas onde são utilizados recursos como computação gráfica, as famosas CGs, como já era de se esperar não seria possível filmar algo que não existe, então por que não criá-la? Por meio de CGs, hoje em dia é possível criar cenas inimaginavelmente realísticas, tanto que muitas pessoas confundem a cena criada por computador com uma cena realmente filmada em algum lugar. Basta criar o plano de fundo e os personagens e sincronizar ambos, 
tudo não passa de polígonos interligados em 3D e texturas. 
A CG entra com a aparência, porém o que realmente dá vida aos personagens é o motion capture, que faz com que o personagem se mova de forma fluida e menos robotizada, além de que na atualidade é usada até para reproduzir expressões faciais.

CG e Motion Capture.
Fonte: http://www.purebreak.com.br/midia...39226.html
Motion Capture é o que permite os movimentos e deixa as CGs "vivas" pois dá movimento, voz e expressões ao personagem. Atores fazem todas as cenas exatamente como num filme normal, a diferença é que no motion capture o ator utiliza uma roupa especial com vários sensores, uma câmera especial que capta os movimentos e expressões do rosto, e um microfone(geralmente os próprios dubladores fazem o papel de ator uma vez que ele vira outra coisa depois de aplicadas as texturas, assim facilitando o processo de atuação e dublagem, e tornando mais realista o resultado final). Depois de feita a filmagem dos movimentos com os sensores, é a vez da CG que faz o ator virar o personagem desejado. Depois de tudo isso temos o resultado final, um filme bonito que se assemelha muito com a realidade.



Exemplo de Motion Capture e CGs no jogo de God of War(PS4/PS4Pro):


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